Sabe aquela sensação de inchaço e desconforto abdominal? Fique atenta, pois ela pode estar ligada à famosa constipação intestinal, que incomoda muitos homens e mulheres no dia a dia. A nutricionista Myrla Merlo esclarece que a prisão de ventre, geralmente, está associada “a uma alimentação inadequada, ao sedentarismo, ao uso de certos medicamentos, a transtornos psiquiátricos, endócrinos ou metabólicos”.
Para melhorar o mal-estar, especialistas recomendam ingerir alimentos que auxiliam no trabalho intestinal, estimulando os movimentos. “Adequar a ingestão de fibras na dieta, tais como frutas, verduras, grãos integrais e tomar no mínimo dois litros de água”, sugere Myrla. Evite os alimentos industrializados ou refinados. Muito carboidrato também pode gerar constipação.
Fora sedentarismo!
Além da nutrição, os exercícios físicos também auxiliam contra a prisão de ventre. Aulas aeróbicas são indicadas para acelerar o metabolismo do corpo, contribuindo para o trabalho intestinal. Myrla recomenda a prática regular de uma atividade física, investindo nas que mais dão resultado, o que pode variar para cada pessoa. Faça um revezamento entre caminhada, pilates, step ou outra aula e descubra qual funciona melhor para o seu organismo.
Modifique o cardápio
Café da manhã: é a primeira refeição do dia! Hidrate o corpo com água e insira frutas e fibras no seu prato. Dê preferência aos cereais e alimentos integrais, acompanhados de iogurte.
Lanche: fruta! Destaque para mamão, laranja, ameixa, abacate e manga.
Almoço: lembre-se de colocar sempre uma verdura de cor escura no prato de salada. Prefira pepino e tomate, e evite batata. Troque o arroz branco por arroz integral.
Lanche: mais uma fruta! Evita goiaba, caju e maçã.
Jantar: adicione castanha em uma salada rica em folhas e passe longe de carnes vermelhas. Uma colher de azeite para temperar.
Com as alterações na alimentação, os sintomas vão diminuir aos poucos. A combinação de exercício e cardápio adequado pode transformar seu intestino em um reloginho!
Fonte: ALTO ASTRAL