Como lidar com seus filhos na páscoa?

Pais sabem bem que é difícil resistir aos pedidos dos filhos quando o desejo é um “ovinho de chocolate do coelhinho”. Tenho algumas dicas pra vocês:

 

-Para crianças menores de 1 ano, não dê chocolate! Isso mesmo! Não é uma conduta radical e sim cuidadosa com a saúde do seu filho. Além de conter muito açúcar possui em sua composição um potente estimulante que pode causar dependência, a cafeína. Nesta fase, os pequenos estão formando seus hábitos alimentares que serão referência para toda a vida. Para aquelas crianças que têm avós corujas que não aceitam deixar a Páscoa passar em branco (e nem devem), combine com eles coelhinhos nas versões de pelúcia ou bonecos.

-Após um ano de idade, se seu filho não apresenta obesidade nem outras patologias que ofereçam risco na ingestão de chocolates comuns (diabetes, alergias) regre no máximo 20g de chocolate por dia ou 10g de açúcar e dê preferencialmente após o almoço. As versões amargo e meio amargo são as melhores escolhas por conter menos açúcar. Não se preocupe se achar que é muito ruim para seu filho. Lembre-se que ele ainda não experimentou o chocolate comum. Ele vai gostar!

-Se você conseguir conter os avós, tios e os pedidos da criança, a época certa para dar chocolate seria a partir de 3 anos. Nesta idade a criança é capaz de entender as regras e distinguir o certo e errado.

-Lembre-se que você é o espelho do seu filho. Se ele vir você se lambuzando de chocolate, entenderá que isso é o melhor.

O fato é que a Páscoa é uma época que nos remete às boas lembranças em família: brincadeiras (achar ovinhos), almoço de confraternização e renovação. Aproveite esse momento para passar valores aos seus filhos!!! Mais uma vez: desfoque dos doces!

 

Feliz Páscoa!

Comments are closed.