Você tem um conhecido que fez uma dieta e teve resultados perfeitos? Provavelmente passou pela sua cabeça “vou seguir essa mesma dieta!” E se você seguiu e não teve os mesmos resultados?Ou até mesmo ganhou uns quilinhos extras? Ou a perda de massa magra? Seguir a dieta de outras pessoas não é uma boa ideia. Pessoas diferentes requerem planos alimentares diferentes.
Quando uma dieta é elaborada, muitas variáveis são consideradas: além do peso, sexo, altura, analisa-se também patologias existentes, interação com medicamentos, preferencias alimentares, crendices, rotina diária, atividade física (tipo, tempo, modalidade, objetivo…), poder aquisitivo, e até mesmo a dentição.
Por exemplo, em cada momento do seu treino: adaptação, força, hipertrofia, manutenção, resistência, recuperação de lesão há um requerimento diferente na quantidade de macronutrientes e micronutrientes. Uma quantidade errada poderia atrapalhar todo o objetivo e planejamento do seu treino.
Por um outro lado, vegetarianos requerem uma atenção maior em nutrientes como B12, zinco, vitamina D, ferro. Os Diabéticos devem ter cuidado na ingestão de carboidratos simples e adequar a dieta ao uso de insulina. As doenças auto-imunes a atenção está na vitamina D dentre outros micronutrientes. Pessoas que fazem uso de anticoagulantes devem ter cuidado com a ingestão de vitamina K.
Acredito que a dieta deve entrar na rotina da pessoa e não o contrário. Nem sempre você terá disponibilidade para bater uma vitamina como a outra pessoa, sem falar que muitas pessoas saem de casa 7hs da manhã e só retornam para a casa às 23hs.
Por esses poucos exemplo vemos que realmente a chance da mesma dieta ter resultados diferentes em pessoas diferentes pode ser esperado. Então fica a dica: siga uma dieta específica para você.