Ovo: Vilão ou mocinho?

Muita gente já percebeu que o ovo mudou de status há um tempo, né? Antes ele era vilão e hoje é mocinho. É que as pesquisas e estudos na nutrição não param. Coisas novas são descobertas diariamente. E é comum novas definições com relação aos alimentos.

A questão toda é como se interpreta os resultados dos estudos. Antigamente acreditava-se que o colesterol contido nos alimentos, dentre eles o ovo, alterava os níveis de colesterol total e colesterol ruim (LDL) no sangue. Mas estudos recentes mostraram que para a maioria da população isso não acontece. Então, é segura a ingestão de até um ovo (gema) por dia, desde que alimentação diária seja SAUDÁVEL. Estes mesmos estudos mostraram que pessoas diabéticas e cardiopatas devem ingerir o ovo com parcimônia, 3 unidades por semana.

Por ser uma proteína de baixo custo (quando comparada com a carne), rica em vitamina B12, D, A, B2 e B9 agrada muita gente. São essenciais nas dietas dos vegetarianos que optam por ser ovo-lacto-vegetariano.

Normalmente em dietas de emagrecimento a proteína precisa de mais atenção. Já que o ovo agrada em vários quesitos, preço, paladar, nutrientes, fácil de preparar, é muito usado para substituir as carnes, principalmente no jantar, variando o cardápio. Mas tem que ter cuidado nesta substituição. Por exemplo: 1 filé de frango de 100g tem em média 23g de proteína e 2g de gorduras. Já um ovode 50g tem em média 6,2g de proteína e 5,8g de gordura. A proteína do ovo (albumina) está na clara e a gordura na gema. Ou seja, para substituir o filé de frango, são necessários 1 ovo inteiro + 2 claras.

Não existe um horário melhor para ingerir o ovo. Isso depende da tolerância e logística de cada pessoa. Normalmente evito o ovo inteirono pré-treino.

Agora, esqueçam o ovo mole! Existe o forte risco de salmonella, mesmo em casa. Temos que guardar na geladeira, higienizá-lo antes do uso e comer somente se a gema e a clara estiverem bem cozidos, viu?

Para as mamães, segue uma orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria.É recomendado iniciar a ingestão do ovo pelo bebê após o 6º-7º mês de vida porque é um produto super alergênico. Na prática, deixamos pra começar no 8º mês, já que antes disso iniciam-se muitos outros alimentos. E mesmo assim, damos ¼ da gema cozida e aumenta gradativamente, até um ovo inteiro.

Então está decidido: o Ovo não é mais vilão. É só consumir seguindo essas orientações!

0 Responses

  1. do an essay for me http://dekrtyuijg.com/

    Thanks, A good amount of content.