Adoçantes nutritivos e não nutritivos

A cana de açúcar é a principal matéria prima para a maioria das opções de açúcares do mercado. A composição básica do açúcar comercial comum é a sacarose (C12H24O12), que é um dissacarídeo formado por uma molécula de glicose e outra de frutose. Além da cana de açúcar, a beterraba também pode servir de matéria prima para produção de açúcar, principalmente para países onde o clima não favorece o cultivo de cana.

  1. Açúcares obtidos através da cana de açúcar:
    1. Açúcar mascavo: Úmido e de cor amarronzada, não passa pelo processo de branqueamento, cristalização e refino. Tem sabor mais forte, assim como o melaço, semelhante ao da rapadura. Conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Apresenta alto índice glicêmico (IG) e densidade calórica de 4kca/g.
    2. Demerara: passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Seus grãos são marrom-claros e devido à camada de melado que envolve seus cristais, o açúcar demerara tem valores nutricionais relativamente altos, semelhantes aos do mascavo. Apresenta alto índice glicêmico (IG) e densidade calórica de 4kca/g.
    3. Açúcar Cristal: Depois do cozimento, ele passa apenas por etapas de refinamento, as quais retiram cerca de 90% dos sais minerais. Apresenta alto índice glicêmico (IG) e densidade calórica de 4kca/g.
    4. Açúcar refinado: também conhecido como açúcar branco. Passa por refinamento e recebe aditivos químicos, que o tornam branco. Este processo retira vitaminas e sais minerais, deixando apenas as “calorias vazias” (sem nutrientes). Apresenta alto índice glicêmico (IG) e densidade calórica de 4kca/g.
    5. Açúcar de confeiteiro: Também chamado de glaçúcar. É um açúcar extra-fino, constituído da moagem do açúcar cristal. Parece um talco de bebê. Muito usado para fazer glacês e coberturas. Apresenta alto índice glicêmico (IG) e densidade calórica de 4kca/g.
    6. Açúcar Light: surge da combinação (mistura) do açúcar refinado com edulcorantes não nutritivos, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, os quais quadruplicam o poder de adoçar do açúcar puro, necessitando assim de menos quantidade para adoçar e consequentemente ingerindo menos calorias.
    7. Melado da cana: é uma versão liquida da rapadura. Apresenta quantidades significativas de ferro, potássio, sódio, magnésio e zinco.

 

  1. Açúcares produzidos de outras matérias primas:
    1. Açúcar de coco: Obtido da polpa do coco. Constituído de glicose, frutose, sacarose, fibras, potássio, magnésio, sódio e cálcio. Devido a presença de fibras, possui um baixo IG (54). Seria uma escolha mais saudável quando comparada ao outros açúcares acima.
    2. Mel: adoçante natural vindo das abelhas, fabricado a partir do néctar das flores, secreção das plantas ou excreções de insetos sugadores das partes vivas das plantas. Constituído de frutose, glicose, maltose, sacarose, enzimas minerais e água. Densidade calórica 3kcal/g. Quando maior a quantidade de frutose do mel, menor o IG. Méis que cristalizam tendem a ter mais glicose. Apresenta IG moderado (58).
    3. Agave: Produzido a partir de uma planta nativa do México é em média 1.5 vezes mais doce que o açúcar comum. Apresenta baixo IG (19).
    4. Maple Syrup. Proveniente da árvore mais famosa do Canadá, que tem menção na bandeira do país, o Maple Syrup é produzido a partir da seiva desta árvore. Todo o processo de produção é 100% natural, sem a adição de qualquer tipo de aditivo. Ainda com preço muito alto. Apresenta baixo IG (54) e densidade calórica de 3.5kcal/g.

Quando analiso todas as opções de adoçantes nutritivos e não nutritivos seleciono como boas opções o açúcar mascavo, demerara, melado da cana, açúcar de coco, mel, agave, maple syrup e a estévia.

Não podemos esquecer que mesmo os melhores açúcares, devem ser ingeridos moderadamente. Não vale comer uma grande quantidade de doces só porque foi feito com um adoçante de boa qualidade.

Comments are closed.